Localizada no sopé da Serra da Tormenta, Carmo do Rio Claro guarda segredos que os visitantes vão se encantar ao desvendá-los. Ao longo de suas belas cachoeiras, o viajante é impactado ao conhecer a imensidão do Lago de Furnas que possui rara beleza e um lindo espelho d’água moldado por verde encantador. Os carmelitanos, como são chamados os locais, produzem um artesanato rico em relíquias de gerações passadas e iguarias como geléias e doces, em calda e cristalizados.
A história de Carmo do Rio Claro começa a ser traçada em meados do século XVIII. Os primeiros habitantes foram os índios caiapós e alguns escravos alforriados que montaram seus quilombos. O antigo arraial de Nossa Senhora do Monte Carmo foi formado com aproximadamente 500 habitantes, numa mistura de negros, índios e brancos, que de passagem para a região das minas, decidiram se fixar trazendo famílias e formando fazendas.
Começou aí a tradição da produção das lavouras, da pecuária, e do artesanato em algodão. O tear era uma peça comum a quase todas as casas da época, e praticado por todos da família. No final do século, com estrutura já organizada, tornou-se vila, e por pleito político foi elevada à categoria de cidade, nomeada Carmo do Rio Claro.
Celular: (31) 9 9129-5180
WhatsApp: (31) 9 9129-5180
reservas@fazendadatromba.com.br
Fazenda da Tromba